Pular para o conteúdo principal

Governo de Alagoas vai aumentar alíquota do ICMS de energia elétrica

 
Conta de energia elétrica / Foto: Agência Brasil

Projeto encaminhado pelo governo do Estado à Assembleia, publicado hoje no Diário Oficial, aumenta em 2% a alíquota do ICMS cobrado da energia e serviços de telecomunicação, principalmente.

A atual alíquota cobrada para esses segmentos, desde de 1º de julho deste ano, é de 17% (com base em lei aprovada pelo Congresso Nacional).  Passará, portanto, para 19% - na verdade, estamos tratando da alíquota modal, uma espécie de “piso” do ICMS, cobrada de todos os produtos e serviços que não tenham uma alíquota específica.

Até junho, lembremos, o Estado cobrava 29% de ICMS para energia, telecomunicação e combustível. 

Este último, por enquanto, explicou o secretário George Santoro, ainda não tem a nova alíquota definida, o que acontecerá a partir de acordo envolvendo todos os estados.

O secretário garantiu que a mudança proposta pelo Palácio agora já ocorreu ou vai acontecer em outros estados, subindo também as suas respectivas alíquotas modais:

- O Piauí já enviou projeto para 21%; Sergipe anunciou 22% e Paraíba avisou que deve ir para 20%. Fato objetivo é que os estados perderam muita arrecadação com a mudança efetuada pelo Congresso, mas não dá para voltar para as alíquotas anteriores.

Fonte: Cada Minuto

Postagens mais visitadas deste blog

Viçosa; homem ateia fogo no próprio corpo

  Agora há poucos instantes, um homem ateou fogo no próprio corpo e as chamas causaram lesão em 100% do corpo. Segundo relatos de populares, o homem despejou gasolina na cabeça em quantidade suficiente para molhar todo seu corpo e acendeu um fósforo. O fato aconteceu as margens da Rodovia AL-210 próximo a entrada de acesso a Fazenda Mata Verde. O SAMU aéreo foi acionado mas solicitou um veículo para remover o mesmo ao HGE em Maceio pois o corpo está muito inchado. Fonte: Rádio Princesa FM 

Mais um jovem morreu após fazer suposto sinal de facção criminosa em João Pessoa

Símbolos/gestos associados a facções criminosas que já causaram a morte de 3 adolescentes no Brasil Jovem é morto a tiros após publicar foto com suposto gesto relacionado a facção criminosa, em João Pessoa. Um jovem de 20 anos foi assassinado a tiros na sucata onde trabalhava no bairro Varadouro, em João Pessoa, nessa terça-feira (7).  Segundo a Polícia Militar, criminosos chegaram no local e atiraram várias vezes contra a vítima. Flávio Henrique da Silva foi atingido por três tiros e chegou a ser socorrido para o Hospital Edson Ramalho em estado grave, mas não resistiu os ferimentos e morreu.  O pai dele afirmou que o filho não tinha nenhum envolvimento com a criminalidade. A família acredita que Flávio pode ter sido morto após ter postado uma foto com gesto relacionado a uma facção criminosa, conforme apurou o Noticia Paraiba. Os criminosos fugiram após o ataque e ainda não foram localizados. A Polícia Civil está investigando o caso. Já é o quinto jovem que morre no Brasil p...

Rosa do Lau assume presidência da Câmara de Mar Vermelho com foco em transparência e desenvolvimento

Vereadora Rosa do Lau (MDB) A vereadora Rosa do Lau (MDB), de 47 anos, foi eleita presidente da Câmara Municipal de Mar Vermelho, Alagoas, para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu durante a cerimônia de posse dos vereadores, realizada em 1º de janeiro de 2025.  Rosa do Lau, cujo nome de registro é Rosângela da Silva, é natural de Mar Vermelho e possui ensino superior completo. Em sua trajetória política, tem se destacado pelo compromisso com a comunidade local e pela defesa de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município. Nas eleições municipais de 2024, Rosa do Lau foi eleita vereadora com 402 votos, correspondendo a 13,57% dos votos válidos, sendo a terceira mais votada entre os nove vereadores eleitos.  Em seu discurso de posse como presidente da Câmara, Rosa do Lau enfatizou a importância da transparência e da participação popular nas decisões legislativas. Ela destacou que sua gestão será pautada pelo diálogo com a sociedade civil e pela busca de soluções...