Pular para o conteúdo principal

Técnicos se reúnem segunda para monitorar impacto do coronavírus em AL

Ascom/Sesau

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Grupo Técnico Científico (GTC), fará uma reunião nesta segunda-feira (19), para monitorar o impacto epidemiológico do novo coronavírus em Alagoas.


O encontro será realizado na sede da Sesau, no Jaraguá, às 9h, e contará com a presença de infectologistas, técnicos em epidemiologia, integrantes da Central Estadual de Regulação de Leitos e gestores hospitalares.


Durante a reunião, que acontece semanalmente, serão avaliados a sazonalidade do vírus, os dados dos Boletins Epidemiológicos emitidos diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a ocupação de leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Também serão analisadas a cobertura vacinal e as medidas sanitárias implementadas, como a obrigatoriedade do uso de máscara nas unidades de saúde, a restrição das visitas na rede hospitalar estadual e a abertura de 60 novos leitos exclusivos para atender pacientes com a Covid-19.


O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que o momento ainda é de monitoramento do cenário epidemiológico, para avaliar as ações implementadas e adotar novas medidas, caso seja necessário, sempre com o objetivo de que a situação não saia do controle.


“Alagoas vem apresentando um aumento no número de casos de Covid-19 e, por isso, é importante manter o monitoramento constante para que o Estado esteja preparado para lidar com esta situação. Nós precisamos nos cuidar, adotando as medidas sanitárias e administrativas para minimizar seus efeitos, aprendendo a conviver com o novo coronavírus, que não será extinto, sofrerá mutações e, por isso, evidencia que precisamos nos adaptar”, salientou.


Nas últimas reuniões realizadas, o Grupo Técnico já fez a recomendação do retorno do uso de máscara em locais fechados e reforçou a importância de a população completar seus esquemas vacinais contra a Covid-19, com doses de reforço, conforme a faixa etária.


Diante de sintomas, a indicação é fazer o uso de máscara e buscar uma unidade de saúde para realizar a testagem. Em casos positivos, deve-se cumprir o isolamento pelo período de sete dias, a contar do primeiro dia dos sintomas, ou até o quinto dia, após exame com resultado negativo.


*Com assessoria


Fonte: Gazeta Web

Postagens mais visitadas deste blog

Viçosa; homem ateia fogo no próprio corpo

  Agora há poucos instantes, um homem ateou fogo no próprio corpo e as chamas causaram lesão em 100% do corpo. Segundo relatos de populares, o homem despejou gasolina na cabeça em quantidade suficiente para molhar todo seu corpo e acendeu um fósforo. O fato aconteceu as margens da Rodovia AL-210 próximo a entrada de acesso a Fazenda Mata Verde. O SAMU aéreo foi acionado mas solicitou um veículo para remover o mesmo ao HGE em Maceio pois o corpo está muito inchado. Fonte: Rádio Princesa FM 

Mais um jovem morreu após fazer suposto sinal de facção criminosa em João Pessoa

Símbolos/gestos associados a facções criminosas que já causaram a morte de 3 adolescentes no Brasil Jovem é morto a tiros após publicar foto com suposto gesto relacionado a facção criminosa, em João Pessoa. Um jovem de 20 anos foi assassinado a tiros na sucata onde trabalhava no bairro Varadouro, em João Pessoa, nessa terça-feira (7).  Segundo a Polícia Militar, criminosos chegaram no local e atiraram várias vezes contra a vítima. Flávio Henrique da Silva foi atingido por três tiros e chegou a ser socorrido para o Hospital Edson Ramalho em estado grave, mas não resistiu os ferimentos e morreu.  O pai dele afirmou que o filho não tinha nenhum envolvimento com a criminalidade. A família acredita que Flávio pode ter sido morto após ter postado uma foto com gesto relacionado a uma facção criminosa, conforme apurou o Noticia Paraiba. Os criminosos fugiram após o ataque e ainda não foram localizados. A Polícia Civil está investigando o caso. Já é o quinto jovem que morre no Brasil p...

Rosa do Lau assume presidência da Câmara de Mar Vermelho com foco em transparência e desenvolvimento

Vereadora Rosa do Lau (MDB) A vereadora Rosa do Lau (MDB), de 47 anos, foi eleita presidente da Câmara Municipal de Mar Vermelho, Alagoas, para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu durante a cerimônia de posse dos vereadores, realizada em 1º de janeiro de 2025.  Rosa do Lau, cujo nome de registro é Rosângela da Silva, é natural de Mar Vermelho e possui ensino superior completo. Em sua trajetória política, tem se destacado pelo compromisso com a comunidade local e pela defesa de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município. Nas eleições municipais de 2024, Rosa do Lau foi eleita vereadora com 402 votos, correspondendo a 13,57% dos votos válidos, sendo a terceira mais votada entre os nove vereadores eleitos.  Em seu discurso de posse como presidente da Câmara, Rosa do Lau enfatizou a importância da transparência e da participação popular nas decisões legislativas. Ela destacou que sua gestão será pautada pelo diálogo com a sociedade civil e pela busca de soluções...