Pular para o conteúdo principal

Acúmulo de boletos tira o sono de 83% dos brasileiros

Psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Costa


Ano novo, boletos de sempre. Muito além da ressaca causada pelo excesso de comidas e bebidas, o começo do ano também é marcado pela ressaca financeira, afinal, com a alta quantidade de contas a pagar, fica difícil até para dormir.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, as dívidas tiram o sono de 83% dos brasileiros inadimplentes. Mas, além da insônia, a preocupação com o pagamento das contas típicas desta época do ano, como IPTU, IPVA e material escolar, também gera outros prejuízos para a saúde mental das pessoas.


“Essa é uma fase complicada para o orçamento da casa e muita gente acaba se desesperando por não saber o que fazer. Geralmente, isso ocorre pela falta de planejamento financeiro”, comenta o psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Costa.


Sensação de tristeza e medo do futuro


Alterações de humor, dificuldade de concentração para realizar atividades diárias e pensamentos negativos devido aos compromissos vencidos ou a vencer, como sensação de tristeza e medo do futuro, são sintomas comuns que o acúmulo de contas a pagar pode gerar.


“Esse é um quadro que pode impactar inclusive, o desempenho profissional do paciente, afinal, se o endividamento tira a nossa a capacidade de planejar o futuro, ele também pode afetar a nossa carreira”, afirma o profissional.


O psicólogo chama atenção para a importância de procurar ajuda para conseguir começar o ano sem passar nenhum aperto – seja ele financeiro ou psicológico.


“As nossas emoções estão diretamente ligadas ao nosso sucesso financeiro. Por isso é fundamental construir o autoconhecimento e ter objetivos bem claros em relação à vida financeira. Costumo dizer que a rotina de gastos se assemelha à rotina de exercícios físicos: o cuidado com o dinheiro precisa ser periódico e sistemático”, completa.


Dicas que funcionam


Confira as dicas do psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica para começar o ano com o pé direito mantendo as contas em dia e cuidando da saúde mental:


Planeje-se no anterior e poupe pelo menos um pouco para quitar as contas que virão no início do ano;


Compras compulsivas podem ser perigosas. Antes de comprar qualquer coisa, procure analisar o que realmente importa e tente tomar decisões mais conscientes;


Observe seu padrão de gastos: qual é a primeira coisa que você faz quando o dinheiro chega às suas mãos? Se isso não for lucrativo, tente mudar;


Pessoas com uma vida financeira equilibrada tem um comportamento em comum: anotam o que gastam e sabem exatamente quanto dinheiro entra na sua conta e quando sai.


Fonte: Gazeta Web 

Postagens mais visitadas deste blog

Viçosa; homem ateia fogo no próprio corpo

  Agora há poucos instantes, um homem ateou fogo no próprio corpo e as chamas causaram lesão em 100% do corpo. Segundo relatos de populares, o homem despejou gasolina na cabeça em quantidade suficiente para molhar todo seu corpo e acendeu um fósforo. O fato aconteceu as margens da Rodovia AL-210 próximo a entrada de acesso a Fazenda Mata Verde. O SAMU aéreo foi acionado mas solicitou um veículo para remover o mesmo ao HGE em Maceio pois o corpo está muito inchado. Fonte: Rádio Princesa FM 

Mais um jovem morreu após fazer suposto sinal de facção criminosa em João Pessoa

Símbolos/gestos associados a facções criminosas que já causaram a morte de 3 adolescentes no Brasil Jovem é morto a tiros após publicar foto com suposto gesto relacionado a facção criminosa, em João Pessoa. Um jovem de 20 anos foi assassinado a tiros na sucata onde trabalhava no bairro Varadouro, em João Pessoa, nessa terça-feira (7).  Segundo a Polícia Militar, criminosos chegaram no local e atiraram várias vezes contra a vítima. Flávio Henrique da Silva foi atingido por três tiros e chegou a ser socorrido para o Hospital Edson Ramalho em estado grave, mas não resistiu os ferimentos e morreu.  O pai dele afirmou que o filho não tinha nenhum envolvimento com a criminalidade. A família acredita que Flávio pode ter sido morto após ter postado uma foto com gesto relacionado a uma facção criminosa, conforme apurou o Noticia Paraiba. Os criminosos fugiram após o ataque e ainda não foram localizados. A Polícia Civil está investigando o caso. Já é o quinto jovem que morre no Brasil p...

Rosa do Lau assume presidência da Câmara de Mar Vermelho com foco em transparência e desenvolvimento

Vereadora Rosa do Lau (MDB) A vereadora Rosa do Lau (MDB), de 47 anos, foi eleita presidente da Câmara Municipal de Mar Vermelho, Alagoas, para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu durante a cerimônia de posse dos vereadores, realizada em 1º de janeiro de 2025.  Rosa do Lau, cujo nome de registro é Rosângela da Silva, é natural de Mar Vermelho e possui ensino superior completo. Em sua trajetória política, tem se destacado pelo compromisso com a comunidade local e pela defesa de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município. Nas eleições municipais de 2024, Rosa do Lau foi eleita vereadora com 402 votos, correspondendo a 13,57% dos votos válidos, sendo a terceira mais votada entre os nove vereadores eleitos.  Em seu discurso de posse como presidente da Câmara, Rosa do Lau enfatizou a importância da transparência e da participação popular nas decisões legislativas. Ela destacou que sua gestão será pautada pelo diálogo com a sociedade civil e pela busca de soluções...