![]() |
Secretária de Planejamento do governo de Alagoas, Renata dos Santos |
Durante solenidade de posse do governador Paulo Dantas (MDB), realizada neste domingo (1º), a secretária de planejamento do Governo de Alagoas, Renata dos Santos, anunciou que, ao longo dos quatro anos, o governo fará concursos públicos para as áreas da Educação, Agricultura, Emater e Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
Segundo a gestora da pasta, a equipe de transição identificou, durante diagnóstico, a necessidade de concursos para algumas áreas. A mais urgente, segundo ela, é o Instituto de Inovação para Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater). Ela informou que, para esta pasta, serão ofertadas, ao menos, 100 vagas.
"A mais urgente acredito que, até o momento, seja Emater, que hoje trabalha com o pessoal comissionado e bolsistas e o próprio governador fez essa promessa durante a campanha, está dentro do plano de governo dele de fazer concurso público para Emater com pelo menos 100 vagas", afirmou a secretária.
Ainda de acordo com ela, durante o processo de diagnóstico da equipe de transição, foi identificado que outras áreas também necessitam de concursos públicos para a composição dos quadros de profissionais.
"Na parte pessoal, a gente identificou que vai ter necessidade de concursos públicos para algumas carreiras que estão já com o quadro bem envelhecido. Por exemplo, a Agricultura tem pessoal nessa situação, o DER está nessa situação, e mesmo a secretaria de Educação, a gente identificou que, apesar de três mil professores que entraram, a maior parte do quadro, nos próximos quatro anos, pode querer aposentadoria. Então a gente tem que trabalhar com planejamento. Isso foi detectado em diagnóstico durante a transição", afirma.
Em relação à quantidade de vagas que serão ofertadas para essas áreas, Renata dos Santos ainda não informou, mas disse que já no primeiro semestre deste ano serão informadas a média das vagas para cada concurso público.
"Como a gente também está trabalhando com projeto de transformação digital, algumas carreiras vão poder ter um quantitativo de concursos um pouco melhor. Mas acredito que no primeiro semestre a gente está soltando quais são os concursos e mais ou menos o quantitativo de vagas que vai ter para cada um deles", afirmou.
Fonte: Gazeta Web