Pular para o conteúdo principal

Exame de sangue poderá detectar Alzheimer com antecedência, diz estudo

Teste genético é uma das estratégias de diagnóstico


Imagine poder saber com anos de antecedência se você corre o risco de desenvolver uma doença, aumentando as possibilidades de tratamento. Um estudo feito por cientistas de instituições europeias sugere que um simples exame de sangue poderia confirmar, no futuro, o diagnóstico de uma forma rara de Alzheimer com antecedência.


O Alzheimer predominantemente hereditário (ADAD, na sigla em inglês) é caracterizado pela presença de mutações em um gene específico. Seus sintomas se desenvolvem significativamente mais cedo em comparação com outras formas da doença, que são geralmente associadas a idosos.


O teste genético é uma das estratégias de diagnóstico indicadas quando um dos pais de uma criança tem a doença. No entanto, é um método caro e de difícil acesso.


O estudo, publicado na revista científica Brain na última quinta-feira (11/1), mostra que os casos de início precoce da doença estão associados ao aumento dos níveis de um biomarcador no plasma sanguíneo, a proteína ácida fibrilar glial (GFAP). A descoberta sugere que um exame de sangue poderia identificá-la e antecipar o tratamento do paciente.


Os pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, acompanharam 33 portadores de mutações genéticas em risco de ADAD entre de 1994 a 2018. Eles observaram a presença de três potenciais biomarcadores da doença: tau fosforilada no plasma (P-tau181), cadeia leve de neurofilamento (NfL) e proteína ácida fibrilar glial (GFAP). Este último foi o que mais chamou a atenção deles.


Alterações no GFAP foram observadas no plasma sanguíneo dos pacientes aproximadamente dez anos antes de eles apresentarem os primeiros sintomas da doença e muito antes do P-tau181 ou NfL.


A GFAP é um tipo de proteína para o neurônio astrócito, que libera moléculas pró-inflamatórias quando encontra placas beta-amilóides (Aβ) no cérebro, associadas ao acometimento da doença. As proteínas beta-amilóides, por sua vez, são conhecidas como um marcador importante para algumas formas do Alzheimer.


A suspeita é de que o GFAP possa ser um indicador que aparece ainda mais cedo em alguns casos e até mesmo seja responsável por ativar a atividade dos astrócitos, levando a mais placas Aβ.


Os pesquisadores acreditam que, no futuro, o GFAP possa ser usado como um biomarcador não invasivo para a ativação precoce de células imunes, como astrócitos, no sistema nervoso central. “Isso pode ser valioso para o desenvolvimento de novos medicamentos e para o diagnóstico de doenças cognitivas”, acreditam.


“Nossos resultados sugerem que o GFAP, um biomarcador presumido para células imunes ativadas no cérebro, reflete mudanças no cérebro devido à doença de Alzheimer que ocorrem antes do acúmulo de proteína tau e dano neuronal mensurável”, disse a neurobióloga Charlotte Johansson, principal autora do estudo.


O grupo de pesquisa afirma que estudos com um volume maior de participantes precisam ser feitos para comprovar a relação entre a presença do biomarcador e o risco de desenvolvimento da doença.


Fonte: Gazeta WEB 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Viçosa; homem ateia fogo no próprio corpo

  Agora há poucos instantes, um homem ateou fogo no próprio corpo e as chamas causaram lesão em 100% do corpo. Segundo relatos de populares, o homem despejou gasolina na cabeça em quantidade suficiente para molhar todo seu corpo e acendeu um fósforo. O fato aconteceu as margens da Rodovia AL-210 próximo a entrada de acesso a Fazenda Mata Verde. O SAMU aéreo foi acionado mas solicitou um veículo para remover o mesmo ao HGE em Maceio pois o corpo está muito inchado. Fonte: Rádio Princesa FM 

Mais um jovem morreu após fazer suposto sinal de facção criminosa em João Pessoa

Símbolos/gestos associados a facções criminosas que já causaram a morte de 3 adolescentes no Brasil Jovem é morto a tiros após publicar foto com suposto gesto relacionado a facção criminosa, em João Pessoa. Um jovem de 20 anos foi assassinado a tiros na sucata onde trabalhava no bairro Varadouro, em João Pessoa, nessa terça-feira (7).  Segundo a Polícia Militar, criminosos chegaram no local e atiraram várias vezes contra a vítima. Flávio Henrique da Silva foi atingido por três tiros e chegou a ser socorrido para o Hospital Edson Ramalho em estado grave, mas não resistiu os ferimentos e morreu.  O pai dele afirmou que o filho não tinha nenhum envolvimento com a criminalidade. A família acredita que Flávio pode ter sido morto após ter postado uma foto com gesto relacionado a uma facção criminosa, conforme apurou o Noticia Paraiba. Os criminosos fugiram após o ataque e ainda não foram localizados. A Polícia Civil está investigando o caso. Já é o quinto jovem que morre no Brasil p...

Rosa do Lau assume presidência da Câmara de Mar Vermelho com foco em transparência e desenvolvimento

Vereadora Rosa do Lau (MDB) A vereadora Rosa do Lau (MDB), de 47 anos, foi eleita presidente da Câmara Municipal de Mar Vermelho, Alagoas, para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu durante a cerimônia de posse dos vereadores, realizada em 1º de janeiro de 2025.  Rosa do Lau, cujo nome de registro é Rosângela da Silva, é natural de Mar Vermelho e possui ensino superior completo. Em sua trajetória política, tem se destacado pelo compromisso com a comunidade local e pela defesa de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município. Nas eleições municipais de 2024, Rosa do Lau foi eleita vereadora com 402 votos, correspondendo a 13,57% dos votos válidos, sendo a terceira mais votada entre os nove vereadores eleitos.  Em seu discurso de posse como presidente da Câmara, Rosa do Lau enfatizou a importância da transparência e da participação popular nas decisões legislativas. Ela destacou que sua gestão será pautada pelo diálogo com a sociedade civil e pela busca de soluções...