Nessa segunda-feira (11), foi anunciado que a partir de fevereiro do próximo ano será possível utilizar o Pix por aproximação. O comunicado foi feito durante uma live do Banco Central, que comemorou os quatro anos desse método de pagamento.
O método – que já ocorre com os cartões de débito e crédito – poderá ser realizado por meio de carteiras digitais, como Apple Play, Google Play, ou até pelo aplicativo do próprio banco do cliente.
Para efetuar o pagamento, basta aproximar o celular da maquininha do vendedor, segundo Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC.
O diretor também mencionou que o Banco Central está avaliando a possibilidade de permitir o uso do Pix mesmo quando o usuário não estiver conectado à internet.
“Isso é útil, por exemplo, quando o cara tá no metrô, debaixo da terra, sem internet. É útil que ele possa fazer um pagamento por aproximação estando offline, ou no ônibus, em lugares em que a cobertura de telecomunicações não é tão boa. Ano que vem acho que isso vai avançar bastante”, disse.